O Santuário Volta da Serra está localizado na Chapada dos Veadeiros, é um cinturão verde que protege inúmeras espécies de fauna e flora, além de proteger o entorno de cachoeiras e o Rio São Miguel. No local, além de presar pela preservação, as cachoeiras são também usadas para o lazer consciente, as trilhas são controladas e usadas para pesquisa científica.
A Fazenda conta com a Cachoeira do Cordovil, Cachoeira do Rodeador, Cachoeira do Encontro e Poço das Esmeraldas, além da trilha. Sem dúvidas é uma das caminhadas mais gostosas da Chapada dos Veadeiros, pois une paredões, vegetação preservada e muito mais.
Poço das Esmeraldas: Do estacionamento até aqui são 2,7 km. Trilha de nível fácil e um presente da natureza dividido entre poço e uma pequena corredeira.
Cachoeira do Cordovil: São 44 metros de queda livre e 3 de profundidade no espaço mais profundo. Nada muito suntuoso, mas ainda assim, muito bonito!
Cacheira do Encontro: Uma cachoeira pequena e um pocinho envolvidos por uma paisagem de pedras enormes, mata e natureza pura. Do jeito que a gente ama!
Cachoeira do Rodeador: Nosso último ponto de pausa para apreciação. Cortada pelo rio São Miguel, o mesmo que passa pelo Vale da Lua e Morada do Sol, esta cachoeira fica a apenas 700 metros a partir de onde os carros ficam estacionados. Uma paisagem agora diferente por conta da coloração escura da cachoeira, mas não menos bonita do que os outros 3 pontos.
Muito além de um destino turístico!
O Santuário oferece muito mais que apenas cachoeiras, a cada passo de trilha, uma paisagem distinta se apresentará, Há uma serra magnífica que guarda Araras Canindé; a tradicional vegetação rasteira do Cerrado e suas árvores pequenas e tortinhas; mata fechada, mais aberta, riachos e mais.
Sem sombra de dúvidas esse cantinho merece muito carinho e gratidão assim como o Sr. Lauro, o boss da fazenda :)
Sempre recepcionando muito bem a todos os visitantes!
Simbora?
Comments