top of page
Foto do escritorCerrado Outdoor

Um oásis em meio ao cerrado: Conheça a Cachoeira Santa Bárbara



Queridinha entre os turistas, a Cachoeira Santa Bárbara já se tornou uma das principais atrações da Chapada dos Veadeiros. A água, com intensos tons de azul claro, dá um certo ar de Caribe ao lugar. A cachoeira não é muito alta e tem apenas 30 metros, entretanto a beleza do poço que cerca a queda d’água é mesmo de apaixonar. Em dias de água perfeita, a transparência é capaz de causar comoção entre os amantes do mergulho e, claro, de fotografias. Prepare a câmera! Na Santa Bárbara será irresistível tirar muitas fotos.


Para visitar a Cachoeira Santa Bárbara e também as vizinhas Capivara e Candaru, será obrigatória a contratação de um guia. O mais comum é contratar os próprios Kalungas, que ficam à disposição no Centro de Atendimento ao Turista do povoado Kalungas Engenho II, onde começa o trajeto até as cachoeiras. O serviço é bem organizado e os guias atendem por ordem de chegada. O preço é fixo e varia apenas a depender do número de cachoeiras visitadas no roteiro do dia. Vale dizer que qualquer guia é permitido no lugar, por isso, se preferir, você poderá também contratar guias já em Alto Paraíso.


Vencida a estrada de terra (seja no seu carro ou no transfer), será preciso percorrer uma trilha fácil de apenas 1500 metros. O trajeto é bem simples e aberto. Não há dificuldade na caminhada. Em menos de trinta minutos você estará de frente para a Cachoeira Santa Barbarinha, atração que antecede a Cachoeira Santa Bárbara e que dá uma pequena ideia do que está por vir. A cachoeira é uma mini Santa Bárbara. A água tem tons semelhantes, mas o poço e a queda d’água são bem menores.


Vale dizer que a Santa Bárbara, durante os meses de verão, recebe mais luz e por isso o poço fica mais iluminado. Contudo, as chuvas constantes podem tornar a água em um verde esmeralda e aquele azul maravilhoso nem sempre estará presente. Já no inverno — que coincide com o período da seca — o transparente da água estará garantido, mesmo com menos quantidade de luz.


Ah! A notícia triste sobre a Cachoeira Santa Bárbara o tempo de permanência é limitado a uma hora por grupo. Pouquinho, mas ainda assim maravilhoso! Se quiser ficar mais tempo, evite finais de semana, feriados e períodos de férias escolares. Quem sabe você dá sorte de ficar um pouco mais naquele paraíso. Ir cedinho também ajuda a pegar a cachoeira vazia, porém a luz não estará incidindo totalmente no poço e o azul não será tão intenso.


O passeio pela Cachoeira Santa Bárbara pode ser aliado a visitas à Cachoeira da Capivara e à Cachoeira Candaru. É possível fazer as três no mesmo dia, mas para isso será preciso começar o circuito no início da manhã.


Créditos do texto: Monique Renne Repórter fotográfica. Via: Guia Melhores Destinos.




51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page