O Desafio das 9 Cachoeiras é o segundo roteiro mais difícil da Cerrado Outdoor, ficando atrás apenas da Trilha Sertão Zen.
O Desafio conta com uma trilha em formato de circuito que soma aproximadamente 9km's totais variando de nível moderado a difícil. A maior parte do percurso é feita em terreno acidentado à beira do Ribeirão da Palma, localizado em Brazlândia-DF.
A primeira cachoeira do percurso é a Cachoeira Corredeiras (Ou cascatas), para chegar nela, caminharemos por volta de 1km em uma estrada desativada, até lá, o percurso pode ser considerado até nível fácil, sem muitas dificuldades. Após um banho de aproximadamente 40 minutos na Cachoeira Corredeiras, seguiremos a trilha em direção à Cachoeira do Poço Azul, a mais popular em todo o complexo, o percurso entre as duas cachoeiras possui algumas subidas curtas, porém, íngremes.
O Poço Azul é uma cachoeira com um poço fundo de aproximadamente 7m mesclado com uma pequena gruta, é uma cachoeira diferenciada!
Seguindo a trilha, após uma descida íngreme, chegaremos à Cachoeira do Véu de Noiva, uma das mais bonitas de todo o complexo - capa desse post -. A cachoeira possui um pequeno poço lateral, a sua maior parte é rasa, ideal para pessoas que não sabem sadar.
Adiante, seguindo a trilha, entraremos no trecho mais difícil de toda a trilha , com subidas e descidas íngremes, caminhadas em alto de morros e mais, a visão é de tirar o fôlego! Em todo esse trecho passaremos por diversas quedas d'água e três Cachoeiras:
-Cachoeira do Poço Verde: nessa cachoeira não fazemos paradas para banho, apenas uma pequena pausa para fotos e contemplação;
-Cachoeira do Suicídio: Apesar do nome assustador, a cachoeira é linda. É formada pela junção de dois rios - Ribeirão da Palma e Paulo Araújo-. Acreditamos que a origem do nome venha pela antiga forma de entrar na cachoeira, antes acessível apenas saltando no poço e escalando rochas para retornar;
- Cachoeira Garganta: outra cachoeira incrível, alta e com um ótimo poço para banho, além de fotos e contemplação.
O trecho mais "puxado" de toda a trilha acontece após uma parada para banho na Cachoeira Garganta, uma subida de aproximadamente 800m com um ganho de elevação de quase 100m (haja pernas).
Posteriormente a grande subida, visitaremos as cachoeiras:
-Cachoeira Mãe: uma das mais aconchegantes de toda a região, a cachoeira possui um deck de madeira e um poço não muito fundo, com aproximadamente 2m de profundidade.
- Cachoeira da Árvore: uma pequena cachoeira na qual faremos uma breve passagem para contemplação e fotografia.
- Cachoeira da Paz: um cantinho bem escondido em todo o complexo, a Cachoeira da Paz faz jus ao nome, pois não é comum encontrar pessoas frequentando essa queda d'água. Possui um poço muuito bom para banho e uma hidromassagem.
A trilha, apesar de difícil, é uma das mais incríveis experiências de se ter dentro do nosso quadradinho do Distrito Federal, além das cachoeiras, é possível se reconectar com a mãe natureza e contemplar a natureza em sua forma mais pura. Além disso, aprender mais sobre a região, ganhar experiência em trilha com os nossos guias.
Partiu? Temos algumas datas disponíveis!
Galeria de fotos:
Comments