A depender da beleza deste roteiro, ele tem tudo para se tornar um dos mais procurados da Chapada dos Veadeiros. Ainda desconhecida pela maioria dos viajantes, a trilha da Catarata dos Couros em nada perde para outras famosas atrações da Chapada dos Veadeiros. A área ainda está em desenvolvimento turístico e não é explorada como roteiros do Parque Nacional, entretanto, ao que tudo indica, ela se tornará uma das atrações oficiais em breve.
Localizada a 53 km de Alto Paraíso (18 km de asfalto e 35 km de terra) e com 6 km de trilha (ida e volta), a Catarata dos Couros é indicada para quem deseja fugir do movimento das atrações mais populares da Chapada dos Veadeiros. O complexo de cachoeiras e poços da Catarata dos Couros conta com diversos pontos para banho e incontáveis paisagens dignas de muitas fotos. Com trilha de nível fácil e muitos pontos de parada para visitação, é o tipo de roteiro que agrada a quem busca passeios que tomam um dia inteiro sem repetir um ponto de banho sequer.
Apesar de um guia não ser obrigatório, é recomendado para quem não tem costume de fazer trilhas ou visitar cachoeiras. Um dos poços para banho, o da Cachoeira Almécegas 1000, é conhecido pelos redemoinhos que podem causar acidentes e afogamento. No período da seca, esse risco é bem pequeno, mas na temporada de chuvas o perigo de correnteza aumenta. Por isso, em alguns casos, o guia é tão importante.
A quantidade de atrações em uma trilha tão pequena é o que faz da Catarata dos Couros um destino tão especial. E o caminho segue sempre pela margem do Rio dos Couros, o que permite incontáveis banhos em águas transparentes que formam piscinas deliciosas. Durante a trilha, as principais atrações da Catarata dos Couros são a Cachoeira da Muralha e a Cachoeira Almécegas 1000, mas há diversos pontos sem nomes que também merecem atenção.
Para percorrer a trilha, vale ir até o final, onde está o mirante para o vale formado pelo Rio dos Couros, e voltar fazendo diversas paradas para banho. Assim você chegará fresquinho no carro para a viagem de volta. Se não resistir aos banhos na ida, tudo bem! Quanto mais, melhor. O mirante ao final do trajeto oferece um visual deslumbrante. Depois de curtir a paisagem, desça para a Cachoeira Almécegas 1000, onde dois diferentes poços garantem banhos excelentes. Para chegar ao poço mais baixo, será necessário descer um paredão de pedras.
Ao fazer o caminho de volta da trilha, pare para alguns banhos nas prainhas que se formam à beira do Rio dos Couros até chegar à Cachoeira da Muralha. Algumas delas são banhadas por piscinas com borda infinita para o vale ou pequenas corredeiras que fazem as vias de hidromassagem natural. Espetacular!
Seguindo a trilha de volta, logo você estará na Cachoeira da Muralha, outra grande atração das Cataratas dos Couros. Com diversas quedas d’água, ela é ideal para aquele banho gostoso sob a força da cachoeira. Basta escalar as pedras que formam a parede da cachoeira para chegar ao seu chuveirão favorito. O poço tem trechos profundos e rasos e por isso agrada a todos os turistas. Boa pedida para fechar o dia de passeio pela Catarata dos Couros, já que a Cachoeira da Muralha está bem pertinho do estacionamento.
Texto: Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto. via: Guia Melhores Destinos
Comentários